Sunday, November 05, 2006

Cultura Indígena



Oi pessoal,
Com os índios, quanto mais se convive, mas se sabe q nada se sabe da imensa cultura deles.
Sobraram no país 240 etnías (nações ou tribos) com 180 línguas diferentes. Ou seja, para se comunicar entre eles tem até q falar portugues mesmo senão não se entendem.
Bem que eu achava q este país era muito grande pra se administra! Os portugueses meteram um olho grande e sobrou esta confusão danada q vivemos. É muito grande! Não pensaram na praticidade. Mas dentro deste país se fala 180 idiomas. Bem isto é só o que ficou!
Mudando de asunto, mas mantendo o tema, 17 etnías (tribos ou nações) vieram ao Rio se instalar naquele Museu de magnifica arquitetura ao lado do Maracanã, que está abandonado (antes o Darcy Ribeiro lá fez o primeiro Museu do Índio).
O projeto é fazer daquele espaço o INSTITUTO DE CIENCIAS E ARTES INDÍGENAS, para fazer coisas úteis tais como concentração de todos os povos nativos do BRasil e do Mundo, resgate dos índios q são "imprensados " nas cidades no interior do BRasil e vêm morar em favelas (há 15 mil só no Rio), divulgar entre escolas e população do Estado do RIo as 5 tribos Guaranis q ainda existem no Estado etc, etc... Tudo isto admistrado por els mesmo pois há mais de 1600 índios no BRasil formados em Faculdades.
Muito bom não é? Pra quem gosta de cultura é mil, pra quem não gosta, vai até gostar.
Bem, precisamos de algumas coisas como alimentos (não pereciveis, porém frutas também) e cobertores, pois a maratona de ficarem se reversando, mas estarem sempre a postos do local não é fácil. Lá faz muito frio!
Segundo soubemos, está casa está para ser derrubada pra se fazer um estacionamento para PAN. "AÍ EU CHORO!"
Não vamos deixar, minha gente, eles que tinham o Rio inteiro (sem falar do BRasil) só estão reinvindicando um predio abandonado há 30 anos! Vai ser bom demais um centro de pesquisa dessa cultura, exposição viva!
Quem quizer ir lá visitar e levar alguma coisa (até 1 kilo de feijão!) a qualquer dia ou hora, posso estar por lá... mas se eu nao estiver procurem a Marise ou Gesa diga q é meu amigo(a). Se não estivermos, tem sempre alguns índios, é só chegar.
Em 2007 comemoro 40 anos de arte, dedicados à cultura indígena. Internamente, só to falando agora. Quem sabe comeremos o bolo no Instituto de Ciências e Artes Indígena!
CULTURA, JÁ!!!!!!!!!!!!!!
Beijos de urucum,
BRita

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home